quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Quiche de Espinafre com queijo

 Sempre tive a maior vontade de aprender a fazer quiche, mas sempre achei que seria extremamente difícil fazer aquela massinha. Hoje eu superei meus medos e encarei o quiche! Achei a receita na internet e mandei ver um quiche de espinafre com queijo. Vamos lá?

Massa

Ingredientes:
- 350 gramas de farinha de trigo (peneirada)
- 4 colheres de sopa de manteiga (na temperatura ambiente)
- 2 ovos
- 1 colher de chá de sal

Preparo:
- Misturei com as mãos a farinha com a manteiga.
- Depois adicionei os outros ingredientes incorporando-os a massa e amassando bem. Quando virou uma bolinha, parei de amassar.
- Aí veio o momento "abre massa"! Dessa vez foi mais fácil que a vez do pastelzinho. Abri a massa para caber na minha forma de quiche.

- Reserve

Recheio
Ingredientes:
- 150g de espinafre fresco;
- 1/2 cebola ralada
- 1 cabeça de alho picado
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 lata de creme de leite
- 1 ½ xícara de de queijo branco ralado e amassadinho
- 1 ovo (é para fazer com 2, mas só tinha 1...)
- 1/2 xícara de leite
- 1 xícara de sopa de sal

Preparo do Espinafre
 O preparo do espinafre foi igual ao que fiz na receita de fofinho de espinafre (veja aqui) e somente acrescentei 1/2 cebola que foi refogada junto com o alho.

 Preparo de recheio
 Juntei em um recipiente todos os outros ingredientes (creme de leite, queijo, leite, sal e ovo) e misturei bem. Depois, acrescentei o refogadinho de espinafre, misturando bastante.
 Aí, foi só colocar na forma por cima da massa que já estava pronta. Eliminei toda a beiradinha de massa que havia sobrado na forma e ficou assim:
 Levei ao forno em 180*C por 40 minutos. O quiche pronto ficou bem bonito, mas tenho uma coisa a dizer...
 Na receita que peguei cola, estava escrito para usar forma média e a forma que eu comprei vinha escrito "forma média para quiche". Acontece que a minha forma média e a forma média da outra receita devem ter tamanhos diferentes já que a minha ficou com menos recheio para toda a massa e a massa também ficou mais fina do que o normal para um quiche, já que tive que abrir bastante para cobrir toda a forma. Nada que atrapalhasse! Mas da próxima vez irei fazer mais massa e recheio. Senti que a quantidade de massa poderia ser maior para ficar aquela casquinha bem gostosa embaixo... Formou a casquinha, porém, fina. Ficou gostoso? SIM! Ficou "aquele" quiche? Não! O sabor está delicioso, mas não adianta, senti falta da massa...
 Quem quiser copiar, pode copiar, mas é só fazer em uma forma menor... Com certeza vou testar outras receitas de quiche mais pra frente!

2 comentários:

  1. Nossa, menina! Vc faz cada coisa gostosa e liiiiiinda!!! Agora eu sempre venho aqui no seu blog olhar as novidades e buscar inspiracao. Parabens! :)
    Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa!
      Obrigada!!! O bom é que eu só procuro coisa fácil pra fazer, já que to aprendendo tbm!
      Bjo

      Excluir