segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Bolinho de Maçã

 Hoje acordei com vontade de fazer doce e, por incrível que pareça, não queria fazer nada com chocolate! Abri a geladeira e encontrei isso: 
 Uma maçã! Era a única coisa de diferente e "usável" para um doce que encontrei na cozinha sem ser chocolate. Pensei em fazer um muffin de maçã, mas como não tenho a forma própria (aha! Próxima compra se eu achar na pechincha!), decidi tentar fazer um bolinho naqueles meus mini-refratários. Aí eu não sei se posso chamar de muffin ou não, portanto cheguei a conclusão de que o que eu fiz foi um bolinho de maçã. Encontrei uma receita americana bem simples, tirei uns ingredientes que eu não sabia o que era e não tinha em casa, adicionei outros e resolvi colocar uma farofinha por cima. Vamos lá! É super fácil e rápida de fazer!

Massa:

Ingredientes:
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1½ colher de sopa de fermento em pó
- 1/4 xícara de açúcar cristal
- 1/4 xícara de açúcar mascavo
- 1/2 colher de sopa de canela em pó
- 1 xícara de leite
- 1/4 xícara de óleo 
- 1 ovo

Recheio: maçã!!
 O preparo da maçã foi feito exatamente como a maçã que usei no pastel. É só olhar aqui (clique no link). A única diferença foi que cortei pedaços menores de maçã:
 Prepare as maçãs e reserve.

Farofa (para jogar por cima do bolinho):
Ingredientes:
- 1 colher de sopa de manteiga;
- 1 colher de sopa de farinha de trigo;
- 1 colher de sopa de açúcar cristal.
Preparo:
Em um recipiente pequeno, misture com os dedos os ingredientes até virar uma farofinha.
Reserve.

Preparo do bolo:
Antes de mais nada, pré aqueça o forno a 180*C;
Prepare a massa:
- em um recipiente, misture todos os ingredientes secos: a farinha, os açúcares, o fermento e a canela;
 - em outro recipiente, misture os ingredientes líquidos: o leite, o ovo e o óleo;
- no recipiente de "secos", vá acrescentando os ingedientes líquidos misturando bem e ao final, acrescente os pedaços de maçã;

 - despeje a massa na forma. Caso você não tenha forminhas pequenas, dá pra usar uma forma de bolo média (não pode ser grande porque não rende muita massa!!). No meu caso, como já falei, resolvi usar meus mini-refratários! Já tinha deixados eles untados e enfarinhados e foi só despejar a massa cobrindo até mais ou menos 2/3 do recipiente. Se você colocar massa até a boca, pode ser que transborde!
  Consegui encher os meus quatro potinhos.
- cubra a massa com a farofa;
 - leve ao forno por 30 minutos ou até ficar douradinho e não estiver mais "pegando no palito"!

 Depois de 30 minutinhos, olha só que belezinha que ficou! Huuummmm: 



 E aproveitando, ontem foi aniversário de uma grande amiga que acabou de se mudar para os EUA também, mas loooonge de mim, deixo aqui minha homenagem! Vejam só que montagem super profissional!
 Lixita, esse vai pra você:


Nenhum comentário:

Postar um comentário