quarta-feira, 29 de agosto de 2012

O almoço que quase deu errado - Filet Mignon ao molho mostarda

 Acabei esticando a minha estadia na casa da minha irmã. Era pra eu ir embora hoje bem cedinho, mas vou embora só na sexta. Como ela está melhorzinha e hoje acordou com fome, resolvi preparar um almocinho especial... Acontece que quase deu errado!!! Não tudo, só uma parte! Sabe quando você pega uma receita na internet e a explicação é tão simples, o resultado parece delicioso e você precisa copiar? Pois então, foi isso o que aconteceu hoje! Segui a receita, mas nem tudo deu certo... Mas o que importa é que deu pra arrumar. Vamos lá! Eu não desanimei e vou tentar fazer outra vez, com certeza! A receita é de filet mignon com molho mostarda (que deu certíssimo!) acompanhado de batata ao forno (que não deu muito certo!).

Preparando as batatas:
 Foi aqui que o negócio não deu muito certo. Na receita dizia para usar batatas pequenas, levar na água quente, escorrer na água gelada, colocar em um papel alumínio com alho e tomatinhos cerejas e levar ao forno até dourar. O negócio é que não dava detalhe nenhum... Tempo, temperatura, nada... 
Pois então, comprei batatinhas pequenas, lavei e as coloquei na panela com água e deixei ferver. Ficaram na água por uns 20 minutos.
 Tirei da água quando já estavam amolecidas e escorri na água fria:
 Depois, cortei as batatas ao meio e montei as trouxinhas: uma com batata, tomate cereja, alho e alecrim e a outra com batata, queijo parmesão e cebolinha picada.

 Fechei e levei-as ao forno:
 Ficaram no forno uns 30 minutos e até um pouco mais... Na hora de comer, percebemos que as batatas ficaram duras! Duras, duras, duras... Nem parecia que elas tinham ficado na água! E olha que na hora que eu as cortei para montar as trouxinhas elas estavam amolecidas. Vai se entender... Mas, como dizem, é errando que se aprende, né?! A batata deve ficar deliciosa, mas da próxima vez irei deixar mais tempo na água e muito mais tempo no forno. Então, quem for fazer, siga essa dica! 



Preparando o Filet

Usei:
- 2 bifes de filet mignon
- azeite e sal para temperar a carne
- 2 colheres de sopa de creme de leite
- 1 colher de de sopa de mostarda dijon
 Preparo:
Fazer o molho é fácil: foi só misturar o creme de leite e a mostarda em uma panela e levar ao fogo baixo. Misturei bem, retirei do fogo e reservei.
 -  temperei os bifes com azeite e um pouco de sal, esquentei a frigideira e passei os bifes.
- depois foi só arrumá-los: é só espalhar o molho de mostarda por cima deles:



  O almoço ideal era esse aqui:
 Porém, como a batata ficou dura, tentamos dar um jeito nelas cortando-as mais fininhas, colocando em uma frigideira com um pouco de água. Aí elas amoleceram e deu para comer!
 Apesar dos pesares, o filet mignon ficou uma delícia!!!
 E quem for fazer, não se esqueça: deixe a batata mais tempo na água e mais tempo no forno! E aproveite!
 Cozinha da vida real é assim... Pelo menos não deu tão errado quanto o meu bolo de fubá!




Nenhum comentário:

Postar um comentário