terça-feira, 7 de agosto de 2012

Bolachinhas de Chocolate

 Hoje eu decidi aprender a usar o meu Cookie Press que comprei nesse final de semana (lembra? Está aqui!).
 A primeira tentativa saiu um horror! Não pelo Cookie Press, mas pela massa mesmo! Peguei uma receita na internet que iria seguir à risca, mas me confundi... Era para colocar 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e 1/4 de colher de chá de sal! A cabeçuda aqui colocou 1 colher de SOPA de bicarbonato e 1/4  de colher de SOPA de sal! Depois que tudo estava pronto fui experimentar e quase morri!!! Salgado e amarrando a boca!! 
 A segunda tentativa foi a certeira! Peguei a mesma receita, mas tirei algumas coisas e acrescentei outras do meu gosto e ainda pude usar o Cookie Press. Olhando a foto parece difícil, mas não é! E eu ainda inventei uma gambiarra já que não tenho aquelas telinhas para deixar cookies ou bolachinhas esfriando. Vamos lá!!!
Bolachinha! Hummmm!
 Bolacha:

Ingredientes:
- 1½ xícara de farinha de trigo;
- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio;
- 1/4 colher de chá de sal;
- 1/4 xícara de açúcar cristal;
- 1/2 xícara de açúcar mascavo;
- 1/4 xícara de cacau em pó;
- 1/2 colher de sopa de canela em pó;
- 1/2 xícara de óleo;
- 1 ovo

Preparo:

- pré-aqueça o forno a 180*C e separe uma forma própria para fazer cookies (aquela que é retinha).
- em um recipiente misture a farinha, o bicarbonato, o sal, o cacau e a canela. Reserve.

- em outro recipiente, misture os açúcares, o óleo e o ovo. Misture bem porque o negócio fica grosso!
- adicione os ingrediente líquidos misturados ao recipiente dos secos.
- misture até ficar bem homogêneo. A massa fica parecendo uma pasta grossa.
 Pronto! Agora é só fazer as bolachinhas!! Quem não tiver algum tipo de cookie press, pode fazer bolinhas com a ajuda de uma colher de sopa, colocar as bolinhas na forma e apertá-las com a própria "barriga" da colher para deixar as bolachinhas mais finas.
 Eu finalmente usei minha nova aquisição!
 Escolhi o formato que queria fazer as bolachinhas (vem com 20 opções), enchi o "pistão" com massa e fiz as bolacinhas.
 - Leve ao forno e deixe assar entre 8 e 10 minutos.
 - Retire as bolochinhas do forno e deixe esfriar na própria forma por uns 2 minutos e depois transfira-as para esfriarem em outra superfície.

 Bom, normalmente usa-se a grade para esfriar as bolachas, mas como eu não tinha, coloquei em cima de uma folha de papel de fritura mesmo.
 Olha que coisinhas mais fofas!!! Quem fizer até aqui, já está ótimo, mas eu, como tenho gulodice aguda, resolvi colocar uma coberturinha.

Cobertura:
 Usei a mesma cobertura que a do bolo de cenoura (aqui), mas em menor quantidade: 
- uma "fileirinha" da barra de chocolate meio amargo, 
- uma "fileirinha" da barra de chocolate ao leite
- uma colher de creme de leite.
Misture tudo isso em uma panela em banho maria.

 Quando estiver pronta, mergulhe metade da bolacha na cobertura.

 Como eu disse acima, não tenho a grade, mas tive uma idéia criativa para colocar as bolacinhas com chocolate para darem uma secadinha: usei o meu escorredor de prato que estava enfiado no armário, de ponta cabeça. Assim as bolachinhas esfriam junto com a cobertura e não tem problema se escorrer um pouco do chocolate. É claro que antes de tudo, lavei o escorredor muito bem!

 Pronto!!!!!

 Irresistível!!!
 Dá próxima vez vou tentar fazer com uma cobertura que fique dura e seca, para colocar em embalagens bem bonitinhas! Imagina dar de lembrancinha? Fica uma graça!! Eu já estou até viajando quanto ao Halloween com a criançada que tem aqui no condomínio (estou rezando para elas passarem pedindo doces)! Imagina uma caixinha temática?!? Eu quero!

Nenhum comentário:

Postar um comentário