quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Bolo de Chocolate

 Só hoje eu percebi que ainda não tinha feito bolo de chocolate! Como assim?! Justo eu que sou viciada, não posso passar um dia sem ele... E é claro que ao invés de procurar uma receita normal e básica de bolo de chocolate, eu tive que inventar uma que levava clara em neve na massa. Pois é! Bom, vamos lá!

Massa:

Ingredientes:
- 2 ovos separados (por causa da "maledeta" clara em neve!)
- 1 ¼ xícara de leite
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de cacau em pó (pode ser substituído por chocolate em pó, mas o cacau deixa o bolo menos doce e mais escuro)
- 1 xícara de açúcar
- 4 colheres de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de fermento em pó

Primeira parte
 Misturei o açúcar e a manteiga, fazendo uma massa grossa e bem homogênea.
 Depois acrescentei as gemas, o leite e a farinha. Misturei bem e acrescentei o cacau. Se a massa ficar muito grossa, quase difícil de misturar, pode acrescentar um pouquinho mais de leite. O cacau deixa a massa bem mais grossa que o achocolatado. Nessa hora a massa ficou quase um mousse (deu até vontade de comer).
 Acrescentei o fermento e reservei.

 A saga da clara em neve

 Antes de mais nada, o problema todo foi porque eu não tenho batedeira, então tive que bater na mão! Idéia  genial a minha, né?! Mas tudo bem, deu certo.
 Separei os ovos, clara de um lado, gema do outro. Para separar bonitinho, eu abri um buraco na ponta do ovo, virei, esperei toda a clara sair.

 Aí peguei o meu batedor de arame (gente, eu não sei o nome disso! É batedor? Aquele negocinho que tem parecido na batedeira?) e coloquei mãos a obra! Comecei batento devagar e depois acelerei o passo. Foram quase 30 minutos de exercício braçal para conseguir as claras em neve! Não sei como meu braço não caiu...
  Depois da massa e da clara em neve prontas, foi só juntá-las. Misturei bem até ficar bem homogêneo. Aqui o bolo já ficou bem mais cremoso.
 Para esse bolo usei a minha forma pequena redonda de fundo removível. Antes de tudo, já a deixei untada. Aí foi só despejar a massa na forma, levar ao forno a 180*C e rezar pra dar certo!
 O bolo ficou no forno por 45 minutos. Só tirei a hora que ele não grudava mais no garfo. Pois é, essa é a minha técnica: enfincar o garfo no bolo pra ver se sai limpo. Mas agora comprei palito para espetar!
 A delícia ficou assim:
 Achei que ele ficou com cara de quem precisava de cobertura e lá fui eu fazer!

 Cobertura
 Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 2 colheres de sopa de cacau
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1/4 xícara de leite

 Modo de fazer
 Foi só misturar tudo em uma panela em fogo baixo.
 A calda ficou do jeito que eu queria, bem grossinha!
 Passei a calda no bolo inteiro e ficou pronto!
Não reparem pois não sei espalhar cobertura!
  Bom, aí meu marido chegou em casa... com fome... e lá se foi um pedação do bolo:
 Foi aprovadíssimo! Ficou gostoso pois, como usei cacau, ele ficou amarguinho na medida. Recomendo!

3 comentários:

  1. Ficou com uma cara boa esse bolo...hummmmm deve estar bom também!
    Te vi no Almanaque culinário...faz uma visita no meu blog se vc gostar participe, eu vou adorar!!

    http://docesaborreceitas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Marcia! Não é por nada não, mas ficou muito bom! Fiquei com medo dele ficar pesado, mas ainda bem que deu certo! Estou adorando aprender coisas novas na cozinha e conhecer novos blogs e pessoas para me ajudarem nesse caminho! :)
      Vou já dar uma passadinha no seu!
      Bjos

      Excluir
  2. Hmmmque delícia! Ta com uma cara ótima mesmo! Nossa é mto difícil bater clara em neve a mão! Parabéns!!

    ResponderExcluir