quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Suflê de Batata e Queijo

 Nossa, eu estava louca de vontade de fazer um suflê, mas desistia toda hora que lembrava que na massa ia clara em neves... Já tive uma péssima experiência quando fiz o bolo de chocolate (aqui! Mas ficou maravilhoso) e tive que bater as claras na mão... O resultado foi dor no pulso por dias e uma bolha pequenininha! haha! Fazer o que, né!? Faz parte! Só que ontem eu não conseguia pensar em fazer outra coisa a não ser suflê... Já que tenho que fazer comida só pra mim, seria muito mais prático.
 Pois então... Ontem a tarde aproveitei pra sair e dar uma saracutiada por aí, passei na TJMaxx (a loja que você encontra coisas super em conta), comprei umas coisinhas e pensei em comprar uma batedeira de mão, mas lá não tinha. Foi aí que me lembrei de uma que vi no Walmart por U$6.00 e passei correndo lá pra pegar. Confesso que achei ela muito barata para o prometido, mas levei mesmo assim. Cheguei em casa com a certeza de que ela seria fraca... Engano meu! Ela é mega potente! Adorei!
 Mais uma ótima compra, não?
 Bom, voltando... Depois de comprar a batedeira, voltei pra casa e comecei a fazer o suflê, porque estava morrendo de fome! Aproveitei que tinha purê pronto na geladeira e resolvi usá-lo no preparo. Vamos lá!

 Ingredientes:

- 1 batata grande cozida e amassada (era isso que eu tinha de sobra na geladeira)
- 1/4 de cebola ralada (já disse que as cebolas aqui são enormes, né? Mas se quiser, pode usar 1/2)
- 1 colher de sopa de manteiga
- 3 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 xícara de leite
- 3 ovos separados (separe as gemas e bata as claras em neve)
- 1 colher de café de sal
- cebolinha picada (usei um macinho)
- queijo ralado à gosto
o tanto que usei de cebolinha e purê
Preparo:
- em uma panela, coloque a manteiga e a cebola. Leve ao fogo médio, mexa até que a mistura fique molinha e transparente;
- misture à essa mistura o leite, a farinha, as gemas e o sal. Mexa bem até virar um caldo grossinho;
mexa bem para que a farinha não fique "empelotada"
 - retire do fogo;
 - adicione o purê de batata, a cebolinha e o queijo e misture bem. Depois de bem misturado, é hora de acrescentar as claras em neve;
olha como ficaram lindas!!!!
  - misture as claras na massa bem devagarzinho, até ficar tudo bem homogêneo.
 - agora é só colocar a massa em um refratário untado! No meu caso, usei 2 dos meus mini-refratários.
 - leve ao forno pré-aquecido a 180*C por mais ou menos 50 minutos/1hora.
 Só que eu tive um probleminha, né?! Acabei colocando muita massa no refratário e explodiu!!!! Sorte que eu sempre coloco eles em uma bandeja, para o caso de acontecer algum acidente!
 O resultado foi maravilhoso!!!! Ficou levinha e muito saborosa! Adorei! Agora quero inventar mais suflês!

 A fome era tanta que só lembrei de tirar foto da massa depois que já tinha comido quase tudo!
 Delícia, não?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário