quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Pão, pão, pãooooo

 Como meu marido ia viajar, eu já estava enjoada de comer pão de forma e com preguiça de ir no mercado comprar mais pão, decidi fazer o pãozinho da minha mãe. Como uma receita completa rende dois pães, fiz só meia e é claro que me arrependi! Aqui vou passar a receita completa. Quem quiser fazer só um pão, é só dividir tudo pela metade.
 Essa aqui é de deixar todo mundo querendo comer pão! É sério... Quando minha mãe fazia pão, não tinha para ninguém! Eu comia quase tudo em um dia só!!!
 A massa é a mesma que eu usei nos pasteizinhos (aqui), mas vale a pena passar de novo. Vamos lá!

Ingredientes
- 1 colher de sopa rasa de fermento biológico (quem estiver nos EUA, o fermento biológio se chama YEST. Eu compro o da Fleischman)
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1/2 colher de sopa de sal
- 1/2 xícara de chá de óleo
- 1½ xícara de chá de água morna
- 3½ xícara de chá de farinha de trigo

Preparo
 Em um recipiente, misturei o sal, açúcar, fermento, óleo e a água. Misturei bem para diluir o fermento. Fui acrescentando a farinha de pouquinho em pouquinho, misturando com a ajuda de uma espátula.
 Quando a massa começou a ficar mais durinha e difícil de misturar com a espátula, comecei a amassar com a mão. Fui adicionando o resto da farinha e fui amassando até a massa ficar homogênea e sem grudar nas mãos. Se você achar que a massa ainda está muito grudenta com 3½ xícaras de farinha, pode acrescentar mais até dar o ponto.
 Como eu estava sem saco plástico para colocar a massa, coloquei-a em um recipiente menor e cobri com filme plástico. Esperei a massa dobrar de tamanho, o que demorou 1h30m.
 Aí polvilhei a bancada com um pouco de farinha de trigo e comecei a sovar. Eu não sabia o que era sovar, até que minha mãe explicou que é "ficar amassando a massa de um lado pro outro". Então, amassei a massa.
 Como eu fiz meia receita, foi só dar o formato que eu queria no pão e colocar na assadeira. Quem fazer a massa completa tem que dividir a massa em duas partes e dar a forma.

 Coloquei no forno que já estava pré-aquecido a 180*C e ficou lá por 30 minutos. Tem que ficar de olho, pois pode ser que ele tenha que ficar um pouco mais ou um pouco menos. Tirei quando ele começou a ficar mais douradinho.
 Olha isso, que delícia! E o cheiro, então?
 Mas adivinha o que eu tive que fazer ontem? Comprar pão! Porque esse aí já acabou! Foi inteirinho no mesmo dia... Por isso me arrependi de não ter feito a receita inteira!
 É de dar água na boca, né?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário