terça-feira, 14 de agosto de 2012

Pão de Espinafre e Queijo

 Finalmente voltei pra cozinha! Esse final de semana foi muito relax, passeamos, almoçamos fora, comemos lanche, então a cozinha ficou em segundo plano... E ontem o marido foi viajar de novo então a comidinha foi uma coisa simples e rápida, pra ninguém perder o avião! Agora estou sozinha em casa, de novo!!! E confesso que acho um saco fazer comida pra uma pessoa só, mas fazer o que?! Mas resolvi aproveitar o fato de que meu marido não está aqui para comprar espinafre e fazer comidinhas usando ele! Estou precisando comer uns verdes (nheca, não gosto muito...), espinafre é um dos poucos que gosto e meu marido não, então vou aproveitar! Resolvi fazer um pão de espinafre que vi a receita na internet para comer naquelas horas que bate fome e você não quer cozinhar nada de muito trabalhoso... É só fazer uma batata sautée, um omelete e comer com pãozinho. Vamos lá! É fácil!

Ingredientes:
- 1 tablete de fermento biológico (no meu caso foi um envelope)
- 1/2 xícara de leite morno
- 1 colher de chá de açúcar
- 3 xícaras de farinha trigo 
- 1 ovo
- 1/2 xícara de óleo
- 1 maço de espinafre cozido e espremido (como eu compro aqueles espinafres que vem na caixinha e não sei o quanto daquilo dá um maço, usei uns 90g de espinafre. Foi mais ou menos 1/3 da embalagem)
- 2 colheres de chá de sal
- queijo branco ralado à gosto

Preparo
- Antes de mais nada, não esqueça de cozinhar o espinafre. É só coloca na panela com água, levar ao fogo por uns 10 minutos, coar e espremer para tirar o excesso de água.
 - em um recipiente, dissolva o fermento no leite morno. Dissolva bem!
 - adicione o açúcar e uma xícara de farinha de trigo. Misture bem. Vai ficar uma massinha bem durinha e chata de misturar!
 - cubra o recipiente e deixe a massa descansar por 20 minutos.
 Enquanto isso...
- no liquidificador, bata o óleo, o sal, o espinafre e o ovo.
 Depois dos 20 minutos de descanso da massa, ela vai estar um pouco maior.
 - adicione a essa massa os ingredientes batidos no liquidificador, o queijo e a farinha (aos poucos) e vá mexendo. Vá acrescentando a farinha de pouquinho em pouquinho e quando a massa estiver difícil de mexer, passe a amassá-la com as mãos.

 -  Acrescente farinha até o ponto em que a massa já não grude mais nas mãos.
 - Cubra novamente o recipiente e deixe descansando até que a massa dobre de tamanho. No meu caso, demorou quase 1 hora.
 - Sove a massa, dê forma a ela, coloque-a em uma forma de pão (eu untei a minha, mas na verdade, não precisa!) e leve ao forno médio (190*C) por uns 40/50 minutos ou até ficar dourado.

 O resultado?
  Olha a manteiga derretendo:
  Sei que não é a melhor forma de comer um verdinho, mas pelo menos um pouquinho está entrando no meu organismo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário