sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Bolinho de carne moída assado

 Esse aqui eu fiquei orgulhosa de fazer! Eu sei que existem milhares de receitas desse tipo, mas essa eu criei da minha cabeça, colocando os ingredientes que eu achava que tinha que colocar e pronto! Testei!
 Como estou sozinha em casa e estava com um pouquinho de carne moída na geladeira, pensei em fazer almondega, mas depois me deu aquela preguiça de ter que fazer alguma coisa frita. Dei uma olhada no google e bateu a idéia de fazer bolinhos assados. Tinha várias receitas disponíveis e uma diferente da outra: umas com ovo, outras sem ovo, umas com azeite, outras sem, uma com tomate, outras com cenoura, umas com pão e assim vai... Resolvi criar a minha, torcendo para dar certo! E deu!
 Bom, como disse, eu tinha pouquíssima carne na geladeira, acredito que uns 250g e foi isso que usei. Vamos lá!

Ingredientes:
- 250g de carne moída
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1 ovo
- 1/2 colher de café de sal
- 1/4 de cebola raladinha (já que a quantia de carne era pequena)
- 1 dente pequeno de alho ralado
- salsinha à gosto
- queijo ralado de sua preferência (eu sempre uso o que tem em casa, que no caso era muçarela de búfala mesmo)
- farinha de rosca para empanar (se quiser!)

Preparo
 Super fácil!
 Primeiro, misturei a cebola e o alho raladinhos na carne, a salsinha e o ovo.

 Misturei bem e acrescentei a farinha. Primeiro coloquei uma colher, mas como a massa ficou mole, adicionei mais uma. Pode ser que você precise colocar um pouco mais ou menos de farinha. A massa de carne fica mole e fofa e não grossa.
 Depois foi só acrescentar o queijo. Coloquei o tanto que achei que deveria pôr (!).
 Misturei bem o queijo na massa para ficar bem incorporado, fiz as bolinhas e passei na farinha de rosca. Ah! Lembrando que a farinha que eu uso aqui é meio temperada e é uma delícia!
 Coloquei numa assadeira e para dar um toque bonito ao meu almço solitário, espetei palitinhos nos bolinhos. 
 Coloquei os bolinhos no forno quente que já estava pré-aquecido a 200*C. Os bolinhos ficaram lá por 30 minutos.
 Olha que bonitinho esse queijo saindo dos bolinhos!
 Fica uma boa dica para aperitivos! Faz os bolinhos no palitinho e serve com molhos (até parece que eu entendo muito!)
 Gostei!

5 comentários:

  1. lindos..... gostei da sua criatividade e dos comentarios.... parabéns, vou fazer igual, mas para 8 pessoas....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marla!!!
      Obrigada! A gente tem que inventar nessa vida, né?!
      Agora vou voltar a me dedicar ao blog! Volte sempre!!!
      Um bjão
      Mel

      Excluir
  2. Experimentarei, qualquer coisa lhe digo. Um beijo Ió

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua receita porque normalmente cozinho só pra mim e meu bebe também e nunca encontro receitas assim como a sua. Valeu!!! Acabei de colocar no forno meus bolinhos. Vc só esqueceu de colocar o sal no passo a passo. :-)

    ResponderExcluir