sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Nhoque de batata

 Gente, dessa vez eu tinha certeza que mataria minha mãe de infarto fulminante na hora que ela visse que eu fiz nhoque! Até falei pro meu marido: "certeza que minha mãe vai falar: 'quem é você? O que está acontecendo? Essa não é a filha que eu conheço!'". Não deu outra, né?! Mamis tá achando que eu caí um tombo de cabeça no chão... Afinal de contas, eu, Mel, que até 3 meses atrás não sabia nem fritar ovo (quer dizer, ainda não sei), fazia macarrão na manteiga sem sal, quando batia fome comia pão com requeijão, a primeira vez que fez brigadeiro colocou açúcar (!!!) e a familia quase perdeu os dentes de tão puxa-puxa que ficou, agora faz até nhoque?! Pois é... 
 Bom, tudo começou quando vi no blog Doce Sabor Receitas, uma receita de nhoque recheado. Amo nhoque e quando vi aquilo as lombrigas começaram a gritar! Infelizmente aqui não achei nenhum nhoque congelado (ou talvez não tenha procurado direito) e nos restaurantes só acho nhoque pequenininho e duro. Afinal de contas, aqui não tem o Artesanalli, restaurante em Campinas que eu adorava ir pra comer um nhoquinho! Aí ontem decidi tentar! No meio da tarde comecei minha produção... Se não desse certo, era só jogar no lixo e sair pra jantar fora! Como meu nível ainda é pré-intermediário (acho que avancei um pouco do básico, né?), resolvi fazer nhoque normal mesmo, sem recheio. Vamos lá!!! Não é tão difícil quanto parece... Ou tive sorte de principiante!
 Ingredientes:

- 2 batatas grandes;
- 1 até 1½ xícara de farinha de trigo
- 1 ovo
- sal à gosto

 Preparo:

 A primeira coisa que eu fiz foi lavar, descascar, cortar as batatas e colocá-las em uma panela no fogo. Tirei quando estava bem molinhas.
 Depois, passei as batatas pelo meu novo espremedor (estava looouca para usar), usando a opção que deixa a batata bem fininha. Quem não tiver o espremedor, vai ter que amassar as batatas na mão mesmo.

olha como fica perfeitinha!
 Uma dica que vi na internet e resolvi seguir, é colocar as batatas em um recipente aberto na geladeira depois que elas estiverem amassadas. Assim elas perdem um pouco da umidade e você não precisa usar tanta farinha para dar o ponto. Deixei o meu potinho uns 40 minutos na geladeira.
 Aí foi só acrescentar o ovo e um pouco de farinha e misturar. O negócio é ir colocando a farinha de pouquinho em pouquinho até atingir o ponto em que tudo vira uma bolinha de massa.
 Para o meu tanto de batata, eu usei exatamente 1 xícara de farinha. A massa ficou leve e até grudava até um pouquinho na mão na hora de modelar as bolinhas.
 Bom, depois da massa pronta, foi a hora de fazer os nhoques. Pensei em fazer rolinhos e cortar, mas daria muito trabalho... Aí vi outra dica na internet que era de fazer bolinhas e amassar o centro com a ajuda do dedão. Assim ó (peguei a foto do site Coisas Cá de Casa):
 É claro que eu demorei um pouquinho nessa hora... A mão tem que estar enfarinhada para que a massa não grude e o local que você vai colocar a massa também. Terminada a minha produção, tinha nhoque de tamanhos variados, mas ficaram bem bonitinhos.
 Deixei os nhoques descansando por uns 15 minutos. Enquanto isso coloquei a água para ferver com um pouco de óleo. Com a água fervente, coloquei os nhoques para cozinhar e fui tirando-os da água quando subiam à superfície.

a cara não está boa?
 Bom, depois de cozidos, foi só preparar o prato! Coloquei um pouco de molho de tomate em um refratário (passo a receita do molho depois!), nhoque, queijo e levei ao forno só pra derreter o queijo. Olha que beleza!
 Confesso que fiquei orgulhosa de mim, porque ficou muito gostoso mesmo! Ainda bem que sobrou e vou comer no almoço de hoje!
 Pronto! Matei a vontade de comer nhoque!

3 comentários:

  1. Definitivamente, vc é corajosa! Eu tentei fazer com minha mãe 1 vez e foi tudo para o lixo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Mel!!!
    Parabéns ficou apetitoso...hummmmm deu até vontade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia! Foi graças à você que tive coragem de fazer!!!!

      Excluir