sexta-feira, 6 de julho de 2012

Hummm! Bolo de Cenoura!


 Um dia eu acordei decidida a fazer um bolo de cenoura, mas eu ainda não tinha um liquidificador. Decidi fazer o bolo com a cenoura bem raladinha, batendo tudo na mão mesmo. Resultado: um horror! O bolo não ficou com gosto de nada. Portanto hoje eu decidi fazer um bolo caprichado! E, felizmente, agora eu tenho um liquidificador! Vamos lá!
 Massa 
 Ingredientes:
- 3 cenouras médias
- 2 ovos
- 1/2 xícara de óleo
- 1 xícara de açúcar
- 1 ½ xícara de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento em pó

 Antes de começar a massa do bolo, já deixei a forma untada e enfarinhada e acendi o forno a 180C. Dessa vez eu usei a forma de bolo inglês!

 Modo de fazer:
 - descasque as cenouras (na verdade, para tirar a "pele" da cenoura, basta você raspar a cenoura com uma faca de cerdas) e pique-as em pedaços menores. Jogue as pontas fora;
 - no liquidificador, coloque o óleo, os ovos e as cenouras e bata bem. Isso tudo vai virar uma massa bem cremosa;
 - em um outro recepiente, coloque o açúcar e adicione a massa que está no liquidificador. Misture até que fique tudo bem homogêneo;
 - vá adicionando a farinha de pouquinho em poquinho, misturando bem para não ficar empelotado. Eu achei que a massa ficou bem grossa, o que me deixou preocupada!
 - ao final, acrescente o fermento.
 Depois de tudo misturadinho, leve ao forno. O meu demorou 30 minutinhos para ficar pronto. Tinha achado a massa meio grossa, mas ela ficou ótima! Depois que esfriar um pouco, é só desenformar.
 Logo que o bolo ficou pronto, comecei a fazer a cobertura. Siiiim, tem cobertura de chocolate!

 Cobertura
 Ingredientes:
- 1/2 lata de creme de leite;
- barras de chocolate - eu usei as barras que tinha em casa da Hershey's mesmo. Usei 4 "fileirinhas" de chocolate meio amargo e uma fileirinha de chocolate ao leite.
 Bom, para fazer essa cobertura, você tem que derreter o chocolate em banho maria... Como eu não tenho aqueles apetrechos utilizados para isso, fiz uma gambiarra mesmo: peguei uma panela grande com um pouco de água e uma vasilha:
Que beleza!
 Modo de fazer (super fácil):
- pique o chocolate em pedaços pequenos, coloque na vasilha e mexa até derreter
- depois que o chocolate estiver derretido, é só acrescentar o creme de leite e mexer até ficar tudo misturadinho e cremoso
 Pronto! Agora é só cobrir o bolo e se deliciar!
 Não tenho muita prática em cobrir bolo, mas... Tá bom!


 Bom, hein?!

Um comentário:

  1. Vou tentar fazer esse bolo, pq os meus sempre ficam horríveis!

    ResponderExcluir