quinta-feira, 26 de julho de 2012

Pasteizinhos

 Logo que comecei a fazer os pastéis, me arrependi... Meu marido tinha falado que estava com vontade de comer a panqueca de maçã e então eu pensei em fazer algo diferente. Peguei a receita da massa que minha mãe usa pra fazer pão e salgados e resolvi usá-la. Como a receita é grande (rende 2 pães ou vários salgados) eu decidi fazer pastel salgado e pastel doce. O arrependimento bateu logo na hora de misturar a massa, porque eu comecei passar mal de calor já que não posso ligar o ar condicionado pois trocaram o filtro e toda vez que liga dá uma infiltração no teto e o nosso "faz-tudo" do condomínio só vem amanhã. Tive que me virar só com o ventilador em um calor de 37*C, amassando massa, forno ligado... Mas no final, valeu a pena!
 Por favor, ao verem as fotos levem em consideração que eu nunca abri uma massa de salgado na vida e são os primeiros pastéis que eu faço!
Receitinha da Mami. Esse é o caderninho que ela me deu.
Massa
 Essa, pra mim, foi a parte mais difícil. Essa história de sovar, abrir, cortar, montar... Vou ter que treinar muito pra conseguir fazer direito! Mas a massa é bem simples e com ela você pode fazer pães e salgados, o que é ótimo! 

 Ingredientes:
- 10g de fermento biológico (não químico!!!)
- 2 colheres de sopa de açucar
- 1/2 colher de sopa de sal
- 1/2 xícara de óleo
- 1 ½ xícara de água morna
- 3 ½ xícara de farinha de trigo

Modo de fazer
 Em um recipiente, juntei o fermento, o açúcar, o sal, óleo e a água. Misturei muito bem! Por causa do fermento, ficou um cheirinho de azedo...

Fui acrescentando a farinha.
Quando a massa ficou grossa, comecei a misturar com a mão.
 Fui amassando e quando ela chegou ao ponto de soltar da mão, parei de amassar. Coloquei a bola de massa dentro de um saco plástico bem fechado com ar dentro. Importante: tem que ter ar dentro!
 A massa duplicou de tamanho e o saco ficou estufado.

 Depois foi só abrir a massa! Falando parece fácil, né?! Eu peguei metade da massa, polvilhei farinha em uma superfície lisa (no meu caso usei a bancada da cozinha), dei aquela abridinha na massa e fui abrindo com o rolo. Ai, ficou um horror, mas no fim deu certo:
 Apesar de ter ficado torto, consegui cortar em quadradinhos.

 Todo restinho de massa que sobrava eu guardava para juntar com o resto e abrir de novo!

Recheio
 Para o pastel salgado, fiz o recheio de carne moída, azeitona e ovo. 
 Coloquei os ovos para cozinhar enquanto fazia a carne. Ralei um pouco de cebola, coloquei pra fritar com azeite e acrescentei a carne e sal. Depois que a carne estava fritinha, coloquei a azeitona. Depois que os ovos ficaram prontos, cortei-os em pedaços pequenos.
 Depois foi só misturar a carne e o ovo, que eu acabei esquecendo de tirar foto!
 Para o pastel doce, cortei uma maçã em pedaços e coloquei em uma panela com água e três colheres de açúcar.
 Depois que os pedaços ficaram moles, coloquei as maçãs em um recipiente com 2 colheres de açúcar mascavo, um pouco de gengibre em pó e canela.

A Montagem
 Coloquei o recheio no meio da massa já cortada em quadradinho e fechei, apertando a beiradinha com a ajuda de um garfo.

 Não reparem em como ficou tudo torto!!! 
 Ah! Não pode esquecer de passar gema de ovo no salgado! É só pegar uma gema e pincelar no salgado inteiro...

 Depois coloquei no forno a 180*C para assar e tirei quando eles estavam douradinhos. Ficaram no forno uns 30 minutos.
 Olha gente, compensou toda a suadeira! Ficou muito gostoso, saboroso e fofinho!
 Esse é o salagado:
 E esse o doce:  

  E esse foi o que eu comi com Nutela!!!
 Muito bom!!! Agora que eu estou vendo as fotos, estou MEGA arrependida de não ter feito uns só de nutela... Imagina que delícia?!?!?

4 comentários:

  1. Melzita!! Como vc tá prendada!! Por favor, se prepare para cozinhar na minha casa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar, Mamá! Vamos inventar coisas diferentes para postar no blog "com participação especial"! Compra os ingredientes aí!

      Excluir
  2. se eu cozinhasse esse monte de coisas em tão pouco tempo, estaria pesando uns 150 kilos! E esse pastel de maça.....ave maria....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, não é por nada não, mas esse de maçã ficou realmente gostoso. Fiz 6 e o Fabricio comeu 3 de uma vez só... De sobremesa!!

      Excluir