quarta-feira, 25 de julho de 2012

Croquete - o "quase" fiasco

 Como eu tinha feito uma tonelada de carne e purê para o escondidinho, além de ter descongelado mais carne moída que o necessário, acabei com a geladeira cheia de coisas e fiquei morrendo de dó de jogar fora. Resolvi então aproveitar tudo isso e fazer croquetes, mas ao invés de fazer frito, resolvi fazer assado. Sabe como é, né? Apesar de amar coisas fritas, tento evitar ao máximo, deixando para comer besteiras mais quando saio de casa, porque aqui nos EUA é impossível resistir aos restaurantes "gordos" que existem. Posso dizer que o croquete saiu um sucesso, apesar do erro de percurso no meio do caminho... Mas vamos por partes!
 Primeiro peguei a carne moída que estava crua na geladeira, fritei ela com azeite, azeitona, salsinha desidratada e sal. Foram uns 300g de carne moída, 6 azeitonas verdes picadinhas, um pouco de salsinha e 1 colher de café de sal.
 Depois que ela ficou bem fritinha, coloquei a carne que havia sobrado do dia anterior, que já estava prontinha. 
 Por fim, acrescentei o purê que também havia sobrado do dia anterior e 1/4 de xícara de farinha de trigo. Não sei ao certo o quanto tinha de purê, mas usei tudo. 
 Misturei tudo muito bem até ficar uma "massa" que se soltava do fundo da panela e esperei esfriar para começar o preparo do croquete.
 O "quase" fiasco
 O meu fiasquinho aconteceu na hora do preparo do croquete. Havia visto na internet que era só passar os rolinhos de croquete no ovo, na farinha, no ovo de novo e na farinha de novo e lá fui eu...
 Com a ajuda de uma colher, fiz os croquetes de um tamanho médio, que cabia na palma da minha mão. Em um pratinho coloquei dois ovos batidos e em outro, farinha de trigo e comecei o preparo: passa no ovo, na farinha, no ovo e na farinha.

 E qual foi o problema?? É que para ASSAR, eu deveria usar farinha de rosca e não farinha de trigo!! Na hora do jantar eu coloquei os croquetes no forno e quem disse que eles ficaram douradinhos?? Que nada!! Ficaram brancos, enfarinhados... Deixei bastante tempo no forno e eles ficaram crocantes, mais ainda sim, com farinha! Como a fome era grande, comemos mesmo assim e não lembrei de tirar foto... Mas o gosto estava muuuuuito bom! Ficaram no forno por uns 25 minutos.
 Porém, sobraram croquetes  e eu consegui acertar a situação! Tirei todo o excesso da farinha de trigo e os passei de novo na farinha de rosca!
Antes
Depois
 Os croquetes ficaram uma delícia e o melhor é poder evitar o desperdício na cozinha, né? Quem diria que resto de purê e carne moída se transformariam em bolinhos deliciosos para uma próxima janta?
 É... Cozinhando e aprendendo!! Da próxima vez eu uso a farinha certa!

2 comentários:

  1. Que delícia!!!! vou fazer em casa...

    ResponderExcluir
  2. Mel amiga jamais se usa farinha de trigo pra empanar salgadinhos! Hahahaha geralmente se for feita eh água e farinha de rosca ou se assado, eggwash (ovo com um pouco de leite ou água temperado. :) tenta fazer minha bolinha de queijo souflee

    ResponderExcluir