segunda-feira, 30 de julho de 2012

Batata Rosti Assada

 Hoje, para comemorar minhas Bodas de Pipoca (!!!), atendi ao pedido do meu marido: "por que um dia você não faz aquela batata da batataria? É tããããooo gostosa!". No Brasil, algumas vezes nós íamos até uma batataria para comer a famosa batata suíça. Não fazíamos isso sempre porque a batata é pura gordura, mas de vez em quando não tinha como resistir. Pois aqui nos EUA ainda não achei nenhum lugar que servisse esse tipo de batata, então resolvi fazer aqui em casa, mas ao invés de frita, fiz assada! 
 Bom, como resolvi fazê-la assada, o primeiro passo foi achar um refratário ou pirex já que em casa não tínhamos. Percorremos várias lojas e só encontrávamos refratários gigantes, até que achamos um de 950 mL, que é um tamanho bom para uma porção individual dessa batata (pra mim ainda é um pouco grande, mas é porque eu me encho fácil mesmo). Os pirex são esses que coloquei nesse post aqui.
 Vamos lá?
 Para a "massa", usei 4 batatas grandes. Lavei-as bem, deixei-as em uma panela com água fervente por uns 12 minutos (pois é, tenho mania de minutos quebrados!) e quando as tirei do fogo, coloquei para escorrer em água quente.
 Apesar das recomendações de deixar as batatas ficarem bem frias e até mesmo colocá-las no freezer por alguns minutos antes de descascá-las, eu acabei pulando essa parte!!! Esperei elas ficarem um pouco mais frias e já ralei no ralador grosso.
 No final das contas, como ainda não tenho muita noção de quantidade, acabei ralando batata que dava pra alimentar um batalhão! Acrescentei 1½ de sopa de sal.
Na foto não dá pra ver, mas o recipiente é grande!
 Para a montagem, eu bezuntei as paredes dos pirex com azeite e deixei um pouco de azeite no fundo deles também.
 Coloquei uma boa camada de batata no fundo do pirex, deixando as laterais com mais batata (fica como se estivesse levantadinha).
 Agora você me pergunta: e o recheio? Bom, fiz uma batata para mim e uma para o meu marido. A minha eu simplesmente misturei uma colher de cream cheese com queijo muçarela ralado. Para o meu marido, reaproveitei o "restôdonte"... Ontem fiz strogonoff e ele pediu para esse ser o recheio. Feito!
 O final da montagem é simples: é só colocar o recheio em cima da primeira camada de batata e fechar com mais uma camada de batata.
a minha

a dele

prontas para irem pro forno!
 Depois foi só colocar em forno pré-aquecido a 180*C. Deixei as minhas 45 minutos, até ficarem douradas...

 Olha, ficou uma delícia! Eu, como sempre, não consegui comer a minha inteira, já meu marido... Até lambeu os beiços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário