segunda-feira, 2 de julho de 2012

Bolo com gotas de chocolate

 Hoje eu acordei com vontade de comer bolo de chocolate, mas sem ser aquele bolo normal de chocolate, por isso decidi fazer um bolo com gotas de chocolate. A receita é super simples, encontrei a mesma em vários sites na internet. Ele é bem fácil de fazer e fica muito gostoso. Você pode misturar tudo no liquidificador ou bater na mão (como eu faço!). Acho que pelo fato de não ter muita experiência na cozinha, eu gosto de ver como fica a consistência do bolo enquanto vou batendo a massa... Ou então eu tenho problemas mesmo! Vamos lá!

Massa:
- 3 ovos;
- 2 xícaras de açúcar;
- 1 xícara de óleo;
- 1 xícara de leite;
- 1 pitada de sal;
-  gotas de chocolate (mais uma vez, na falta das gotas, eu usei minhas barras de chocolate. É só picar!);
- 3 xícaras de farinha de trigo;
- 1 colher (sopa) de fermento.

 Modo de fazer:
Misture primeiro o leite com o óleo e os ovos, misturando bem. A seguir, acrescente o açúcar. No meu caso, como eu uso açúcar tipo cristal, tenho que misturar bem para ela "dissolver" (acho que essa não é a palavra certa, mas...) senão o açúcar fica todo no fundo da massa. Acrescente a pitada de sal. Como eu nunca sei o que querem dizer com a "pitada de sal", eu coloquei isso, 1/8 de uma colher de chá. Se alguém souber quanto é, me avisem!
 Adicione a farinha de trigo. Como sempre, adicione de pouquinho em pouquinho, porque senão vai dar um trabalhão misturar tudo. Eu fui acrescentando de 3 em 3 "colheradas" e tudo ficou bem misturadinho.
 A massa fica bem cremosa! Bem cremosinha mesmo, como um mingau grosso:
  Acrescente o fermento e, depois, adicione as gotas de chocolate. Na receita que eu peguei dizia 1 xícara de gotas, mas eu piquei o quanto queria e adicionei.

Eu queria muito fazer esse bolo na forma que eu chamo de forma de pão, mas que na verdade se chama forma de bolo inglês. Como achei muita massa, achei melhor usar a minha forma média mesmo... Unte a forma, enfarinhe e depeje a massa.




 Depois que eu despejei a massa eu percebi que poderia ter usado a minha outra forma...
 Coloque para assar em forno pré-aquecido em 180C. 
 No meio do caminho começaram a aparecer algumas bolinhas na minha massa, mas no final du tudo certo:
Quando a massa estiver dourada e desgrudando das beiradas da forma, é hora de tirar o bolo do forno.  O meu ficou 40 minutos.

Olha gente, está difícil ficar sem comer um pedaço desse bolo a cada 5 minutos! Ficou muito bom!!!

 O bom é que, além de ser fácil de fazer, fica uma delícia! Você pode colocar uma calda ainda, se quiser! Esse bolo eu prefiro sem, pois já tem as gotinhas deliciosas no meio.
 Gostaram?

Nenhum comentário:

Postar um comentário