quarta-feira, 11 de julho de 2012

Bolo de Fubá - que não deu certo

 Esse bolo era em homenagem a minha mãe, já que ela e minha tia chegam amanhã aqui para passarem uma semana comigo! Não estou me aguentando de ansiedade! Nunca fiquei tanto tempo na vida longe de casa, da minha família, dos amigos... É ótima a sensação de que alguém querido está chegando, especialmente quando se trata delas duas. Mas os outros que virão não precisam se preocupar! Todo mundo vai ganhar um quitute de boas-vindas!
 Eu adoro bolo de fubá! É um bolo muito simples mas que dá vontade de comer um pedaço toda hora. A única coisa que eu não gosto é de erva-doce no meio do bolo, portanto o meu não tem, mas quem quiser pode colocar.
 O meu desafio dessa vez foi o seguinte: aqui não vende o "fubá", mas vende a farinha de milho, que no final das contas é a mesma coisa. Da primeira vez eu comprei uma farinha super boa, um pouco mais grossa que o nosso fubá. Dessa vez eu não achei essa farinha e comprei uma no setor "latino food" (adoro!!!) que é uma farinha de milho que só depois eu vi que era farinha instantânea para fazer tortillas... Mas pensei: "tem sempre que testar, né?!" Pois acho que esse teste desandou o meu bolo... Vocês vão ver, ele ficou gostoso, mas grudou! E grudou porque a massa ficou muito fofa. Não ficou com um gosto de fubá, mas ficou bom! De qualquer maneira, eu fiz uma calda, joguei por cima e pronto! Mas vai com fé: usando fubá, esse bolo fica ótimo! Vou ter que repetir a receita pra mostrar que dá certo!
A maldita! Só depois vi que comprei tudo errado!


 Ingredientes:
- 3 ovos
- 2 xícaras de chá de açucar
- 3 xícaras de chá de fubá
- 4 colheres de sopa (rasa) de farinha de trigo
- 1/2 copo americano de óleo
- 1 copo americano de leite
- 1 colher de sopa de fermento

 Modo de fazer
 Primeiro, misture os líquidos e os ovos
 Depois acrescente o açúcar e misture bem. Em seguida, adicione a farinha de trigo. Misture bem até ficar homogêneo.
 Assim que terminar, vá acrescentando as 3 xícaras de fubá. Não coloque tudo de uma vez! Vá adicionando de pouquinho em pouquinho. Quando tudo estiver bem misturadinho, acrescente o fermento. A massa fica bem cremosa, parecendo uma polenta grossa.
 Coloque em uma forma untada e enfarinhada, em forno pré-aquecido em 180C. Eu usei a minha forma média, porque dá bastante massa.

 Bom, meu bolo ficou 40 minutos no forno. Quando eu tirei ele de lá, já percebi algo errado: estava muito claro para um bolo de fubá!!!
 Aí a hora que desenformei, o negócio desandou... Grudou uma parte, consegui remendar, mas não consegui desvirar!!!
 Que beleza!!! Dá pra ver direitinho todas as partes quebradas! Mas eu não desisti! Fiz uma calda de leite condensado (é só colocar 1/2 lata de leite condensado e 1/2 copo americano de água no fogo e misturar), joguei por cima e mandei ver!

 Vou ter que compensar e fazer outro bolo pra minha mãe, mas não vai ser hoje!
 Pois é, cozinha de verdade é assim mesmo: tem dia que dá certo, tem dia que não... E é isso que quero compartilhar!

4 comentários:

  1. mellllllllllllllllll bolo de fubá nao se coloca CALDA e muito menos se faz nessa formaaa hauhuaa tem que ser de furo no meio!!!! e nao use a masa flour. sugestão: use farinha de milho mesmo e coloque no processador e bata bem antes de usar; foi assim que eu fiz no intercambio!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha! Da outra vez eu fiz nessa forma e usei corn meal!! Ficou tãoooo gostoso... Dessa vez errei! Agora tenho farinha de sobra pra fazer tortillas!!
      Só pago mico! Vou providenciar a forma de furo no meio!

      Excluir
  2. Adorei sua iniciativa.Dividir os sucessos, e as dificuldades dão tempero à vida!Sucesso nos próximos bolos!bjs

    ResponderExcluir
  3. mas,
    sabe que o gosto ficou muito bom...

    ResponderExcluir