sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Bolo Simples de Chocolate

 Ai, gente! Estava quase tendo um surto! Desde ontem eu não estava conseguindo acessar meu blog e, por isso, não consegui publicar nada!!! E isso depois que conversei com a minha querida amiga Dri (Eidri, para os íntimos!!), que me falou que eu deveria voltar a me dedicar mais ao blog... Confesso que ultimamente tenho andado beeeem preguiçosa!! Mas agora a preguiça está indo embora e vou voltar com novidades!
 Bom, vamos deixar de blablabla, né? Ontem estava em casa e decidi fazer um bolo de chocolate pro marido... Ele chega todos os dias em casa esfomeado e fica comendo tudo o que vê pela frente! Juro, um dia eu acho que ele ainda vai comer a bancada de madeira, tamanha a fome... Ele come bolacha, ele come fruta, ele toma sorvete, ele come bolo e isso porque mais tarde ainda sai janta! Não sei como consegue ser magro! Portanto, resolvi fazer um bolinho pra ele comer no momento da loucura! :) Como estava sem ovo em casa, peguei uma receita de um típico bolo de chocolate americano, mas não fiz a cobertura igual porque era muito gorda (como se o bolo não fosse!). Vamos lá?!
 Ah! Uma recomendação! Na receita que eu peguei, dizia que não era preciso usar batadeira para misturar a massa. Eu acabei não usando, mas me arrependi, pois a massa é bem grossa! Portanto, usem a batedeira!
Ingredientes:

Bolo:
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 2 xícaras de açúcar
- 1 xícara de achocolatado
- 2 xícaras de água fervendo
- 1/2 xícara de óleo
- 1 colher de sopa de fermento

Cobertura:
Fiz a mais básica possível:
- 1 xícara de açúcar
- 1 xícara de achocolatado
- 1/2 xícara de água
- 1 colher de sopa de manteiga

Preparo:

Preparar o bolo é simples! Já deixe o forno aquecido em temperatura média (180*C) e deixe uma forma untada. Depois, é só misturar todos os ingredientes:
- misture primeiro os secos:
- depois, acrescente a água e o óleo:

- minha massa ficou soltando umas bolhinhas de ar, não sei porque...

- depois de tudo misturadinho, desepeje a massa na forma e leve ao forno até assar. A minha ficou 50 minutos/ 1 hora. 

 Enquanto o bolo vai assando, você já pode ir preparando a calda: é só colocar tudo em uma panela, levar ao fogo baixo/médio e ir mexendo. Como eu queria uma calda mais mole, coloquei 1/2 xícara de água. Quem quiser um pouco mais consistente, é só diminuir a quantidade.

 Bom, depois do bolo e da calda prontos, é só desenformar e jogar a calda por cima.
 Como eu queria um bolo gostoso, sem me preocupar com a beleza, fiz uma coisa que muita gente não gosta... Dei "garfadas" no bolo inteiro para entrar bastante cobertura! Dá pra ver os furinhos:
 O objetivo era ficar gostoso e não bonito, né?!
  Olha a calda "infiltrada" dentro do bolo:
 Bom, como disse, esse é um bolo que eles fazem mais aqui... Me parece que eles gostam mais de bolos que ficam um pouco mais pesados. Ficou bem gostoso e é bom, pois é fácil de fazer, mas pode ter gente que não goste da consistência. Eu gostei.
 E como eu fiquei sabendo se o bolo foi aprovado ou não?!? Bom, acordei 4:30 da manhã com um barulho na cozinha... Fui ver o que era e adivinha? Deu fome no meu marido no meio da noite e ele foi lá atacar o bolo! Portanto: aprovado!!

5 comentários:

  1. Mel, que delícia !! lembrei de qdo meus filhos eram pequenos, eles adoravam este bolo, aqui no Brasil chamamos de Bolo Peteleco . É mesmo muuuito bom !!
    Vc me deu uma boa idéia : farei para o lanche de domingo .

    E não desista do blog não !!

    Bjs

    Bia

    PS : vc é irmã da Martina ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia (íntima, já!)
      Não sabia que levava esse nome!!!! Nunca tinha feito bolo de chocolate sem ovo antes, achei que ficaria estranho! Faz no lanche do domingo, sim! Aí o pessoal mata a saudade!
      Sou irmã da Martina (e tia da Tapioca!)!!! E você é a mãe do Thiago e sogra da Luiza, né?!
      ADOREI receber a sua visita!
      Bjos
      Mel

      Excluir
  2. To fazendo essa receita agora! Rss... Show!

    ResponderExcluir
  3. Olá Mel, esse bolo é realmente uma delícia e o teu ficou maravilhoso pela foto.

    Parabéns, saio daqui c/ a maior vontade de provar, vou ter que fazer rapidinho né?

    Bjsssssssssssss e uma semana bem maravilhosa

    ResponderExcluir
  4. Amei a receita, vou fazer pra minha mãe essa semana. Muito lindo o seu blog, boa sorte e não desista: Tudo parece complicado no começo, mas depois você acostuma e tira de letra. Bjoos pra vc e sucesso na nova vida de casada!
    *-*

    ResponderExcluir