quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Carne em tiras com cebola

 Continuo na minha busca por variações do bife... De vez em quando eu olho o congelador pra ver o quem tem pra fazer e logo vem: "Aaaiii, bife de novo!". Ainda bem que a gente consegue encontrar várias receitas legais na internet para testar. Na janta de ontem resolvi fazer bife em tirinhas com cebola. Já tinha feito bife acebolado antes (meu marido adora!), mas esse aqui é diferente, bem mais saboroso e fácil de fazer!
 Vamos lá?!?

Ingredientes:

- 2 bifes cortados em tirinhas (pode ser alcatra, filet mignon... No meu caso, usei um que chama Top Petite Sirloin)
- azeite/sal/alho para temperar o bife 
- 1 tomate picadinho
- 1/2 cebola cortada em tirinhas
- 1 maço de cebolinha picada
- 1 colher de chá de amido de milho
- 1/2 xícara de água (se necessário)
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de óleo


Preparo:

- tempere os bifes à gosto - eu temperei com azeite, sal e alho picadinho e deixei uns 30 minutos descansando;
- em uma panela, coloque o óleo e a manteiga e deixe derreter a manteiga. Depois de derretida, frite as tirinhas de carne;
- quando a carne não estiver mais crua (não precisa esperar ela ficar totalmente frita), acrescente as tirinhas de cebola e o tomate;
- normalmente os ingredientes acabam soltando um pouco de água que costuma ser o suficiente para amolecer a cebola, mas se for preciso, acrescente a água;
- quando a cebola já estiver bem amolecida e o tomate "dissolvido", acrescente o amido de milho (para dar aquela engrossada no molho) e a cebolinha. Misture bem.
 Pronto! Quando o molhinho da carne estiver encorpado, é hora de tirar do fogo.

 Olha... Ficou muito bom! E isso porque eu não gosto de cebola, hein!? Achei que fosse sobrar um pouco para o meu almoço de hoje, mas não sobrou nada!!!

 E então, aprovado?

5 comentários:

  1. Oi Mel! Top petite sirloin nao e' alcatra? Eu nunca sei a "conversao" das carnes aqui! Acabo sempre comprando errado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Livia!
      Eu tbm sempre me perco! No começo comprava cada coisa ruim... Mas vou sempre na dica que a Kathy deu: sirloin! Acabo comprando qq coisa que tenha escrito sirloin agora!!! E no walmart sempre acho! Compro tbm o New York Steak.
      Eu até tentei achar umas fotos de cortes daqui e do Brasil, mas não entendo nada! haha
      Bjo

      Excluir
  2. Oi Mel eu adoro esse tipo de preparo.Faço isso com os bifes sempre que sobram poucos para rende-los.Também fica bom se adicionado legumes em lâminas.Beijos e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  3. Aprovado melhor ainda se acrescentar um shoyo ao invés dá água ... Isso pra quem gosta fica a dica

    ResponderExcluir