segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Bolinho de Peixe Assado

 Ontem eu fiquei fora de casa o dia inteiro e, chegando em casa, bateu aquela preguiça de fazer qualquer coisa pra comer... Acontece que depois me bateu um peso na consciência, pois na hora do almoço tinha devorado um belo de um lanche, então resolvi fazer qualquer coisinha mais leve. Como a fome não estava grande, resolvi tentar fazer um bolinho de peixe. Eu adoro bolinho de bacalhau e sinto a maior saudade e vontade de comer, mas aqui não acho bacalhau de jeito nenhum... Acabei usando os filés de tilápia que tinha no congelador mesmo. Gente, eu não tenho estudo e nem tanta experiência assim na cozinha, então não sei se tilápia é o peixe mais ideal, mas posso adiantar que ficou muito gostoso.
 Vamos lá? É fácil!

 Ai, preciso começar a tirar fotos melhores e a organizar melhor as comidinhas, né...
 O que eu usei:

- 2 batatas pequenas cozidas e amassadas com um pouco de sal (purê)
- 2 filés de tilápia temperados com limão e assados no forno com azeite
- cebolinha à gosto
- salsinha à gosto
- 1 colher de café de sal
- 1/3 xícara de farinha de trigo
- farinha de rosca (para empanar)

Preparo:

- preparei o purê, esperei esfriar e misturei bastante salsinha e cebolinha para ficar bem temperadinho.
- depois, acrescentei o sal e o peixe (já frio).
- aí foi só colocar a farinha para dar uma engrossada e moldar os bolinhos. Eles ficaram um pouco moles, mas deu pra dar forma e passar na farinha de rosca.

 - levei ao forno médio/alto (200*C) até ficarem douradinhos e mais "rígidos". Ah, sim! Na metade do tempo, virei os bolinhos.
 Infelizmente, a foto não faz jus a beleza e gostosura do bolinho. Pelo fato da tilápia ser um peixe de sabor mais discreto, ficou uma delícia! Uma boa idéia de aperitivo!

Um comentário:

  1. Vou fazer hoje pois é domingo e estou com mais tempo.Será que da para fazer com filé de merluza? espero que vou gostar. obrigada.

    ResponderExcluir