sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O irmão do canelone - como aproveitar massa de lasanha

 Outro dia estava sem inspiração para fazer comida... Abria a geladeira e não vinha idéia nenhuma. Abria o armário, não ajudava em nada. Dias assim são horríveis, não? Tudo estava perdido até que eu vi a caixinha de massa de lasanha (que fiz na semana passada), com um resto de folhas de massa que não daria para montar uma lasanha... Decidi fazer alguma coisa com elas! Como estava com a idéia de fazer canelone algum dia dessa semana, pensei: por que não usar a massa pra fazer um "quase" canelone? E foi isso que eu fiz! Infelizmente minha máquina é muito ruim e só fui ver que as fotos da massa depois de pronta tinham ficado desfocadas na hora de passar para o computador...
 É super simples e ficou uma delícia! Dessa vez, resolvi fazer o meu molho de tomate mesmo, ao invés de usar o industrializado. Fiz toda a montagem da massa cedo e deixei na geladeira para a massa ir absorvendo o molho (dica da Thaís Frison! Da próxima vou fazer a lasanha do jeitinho que ela deu a dica!!). Aí foi só colocar no forno!
 Vamos lá!

Molho

Ingredientes:

- 1/2 cebola
- 1 dente de alho
- 1 maço de cebolinha
- 1/4 de xícara de azeite
- 1 colher de chá de açúcar
- 1/2 colher de chá de sal
- 500g de tomate pelado (eu uso aqueles de lata já picadinhos)

Preparo:

Não há nada mais simples! É só bater tudo no liquidificador e depois levar ao fogo baixo para dar uma engrossadinha.

Massa

Fiz exatamente igual ao preparo da lasanha... Foi só cozinhar a massa na água, escorrer na água gelada e colocar para "descansar". Veja AQUI como foi feito.

Recheio

Dessa vez resolvi fazer recheio de presunto e queijo. Como a massa é pequena, cortei as fatias de presunto ao meio e usei meu queijo muçarela ralado.


Montando a massa:

Como a massa da lasanha era muito comprida, resolvi cortá-la na metade também. Aí foi só rechear e enrolar! Como já havia deixado um refratário pronto com um pouco de molho no fundo, fui fazendo os rolinhos de massa e acomodando no recipiente.


 Depois foi só cobrir tudo com mais molho e um pouco de queijo por cima!
 Levei ao forno a 180*C por uns 20 minutos.
 Pena que não tenho foto para mostrar o resultado final... Mas como vou repetir essa idéia (foi o maior sucesso em casa), terei mais oportunidades de tirar fotos!

4 comentários:

  1. Dá uma raiva danada quado a foto principal sai desfocada né Mel? Por isso eu tiro várias, mas não se preocupe que no seu caso só ia confirmar a delícia que ficou.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, Lourdes... Acho que o jeito aqui é comprar uma máquina nova mesmo!!!
      Um bjo!

      Excluir
  2. e quando a massa da lazanha é aquela já pronta ou pré cozida, tenho que cozinhar ainda assim para montar os canelones ne?

    ResponderExcluir