quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Lemon Bars

 Dessa vez eu resolvi fazer um quitute tipicamente americano: lemon bars. Na verdade é uma tortinha de limão beeeem simples. Procurei várias receitas na internet, umas bem parecidas com as outras, umas um tanto diferente, então pra não errar resolvi seguir a receita da Paula Deen, uma cozinheira de mão cheia, mega famosa aqui nos EUA (confesso que ela curte uma comida gorda!). A receita original está aqui.
 O doce é bem doce mesmo... É um quitute pra comer bem de vez em quando!!! Da próxima vez que fizer, vou diminuir um pouco a quantidade de açúcar a aumentar a quantidade de limão. Eu fiz meia receita original e ainda aumentei um pouco a quantidade de suco de limão (eram 3 colheres de sopa e eu usei 4). Então fica a dica: quem preferir sentir um gostinho mais forte do limão, pode ir com fé e colocar mais suco!
 O que eu mais gostei desse doce é que, além de ser bem gostosinho, é super fácil de fazer! Não precisa de nenhum ingrediente especial e nenhum apetrecho diferente. Vamos lá?!? Lembrando que essa é MEIA receita, que pra mim já foi o suficiente.
Ingredientes:

Massa:

- 1 xícara de farinha de trigo
- 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro (tem receita que usa o açúcar normal, mas não sei como fica)
- um pitada de sal 
- 1 barra de manteiga (que dá 115g ou 1/2 xícara)

Recheio:

- 2 ovos
- 1 xícara de açúcar
- 3 colheres de sopa de farinha
- 4 colheres de sopa de suco de limão (da fruta mesmo, não limonada!)

Preparo

 É bem simples!
- pré aqueça o forno em 180*C.
- prepare a massa: em uma vasilha, misture todos os ingredientes:
- se quiser, pode começar misturando com o garfo e depois amasse com as mãos, só pra manteiga já misturar nos outros ingredientes e não ficar grudando na sua mão. A massa fica lisa, homogênea e não gruda nas mãos depois de bem amassadinha:
- coloque a massa em uma forma anti-aderente, uma fôrma untada ou em um refratário. Eu usei o meu velho refratário quadrado (tem 20x20). Aperte a massa no fundo do refratário deixando as beiradas um pouco mais levantadinhas:
- leve a massa ao forno e deixe lá por 20 minutos.
- nesse meio tempo, prepare o recheio: misture todos os ingredientes em um recipiente. Pronto! Só isso! Ele fica bem líquido mesmo.
- passado os 20 minutos da massa no forno, é hora de tirá-la de lá (não desligue o forno!) e depejar o recheio por cima:
A massa depois de 20 minutos no forno
- retorne o refratário no forno e deixe lá por mais 20 minutos.

 O resultado vai ser esse:
 A receita dizia para polvilhar açúcar de confeiteiro por cima do doce e foi isso que eu fiz!
 Depois é só cortar as barrinhas!
 No final das contas, acabei tirando um pouco do açúcar de cima, pois achei que deixou tudo um pouco mais doce, mas também deixou mais bonito.
 Gostaram? Eu gostei! Meu marido ontem já comeu umas 3 barrinhas só antes da janta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário