terça-feira, 16 de outubro de 2012

Lasanha à bolonhesa

 Ontem foi a noite da lasanha aqui em casa! Tinha comprado um pacote daquelas massas para lasanha da Barilla (que tem que cozinhar) e ela estava encalhada no meu armário. Como meu marido estava torrando minha paciência para fazer a lasanha, resolvi criar coragem e botar a mão na massa. Por ser a minha primeira vez fazendo lasanha, optei por usar um molho de tomate já pronto para o molho à bolonhesa, mas quem quiser pode preparar o próprio molho - com certeza fica mais gostosa!
 Vamos lá?!

Ingredientes:

Para a lasanha, usei um refratário quadrado pequeno, portanto usei:
- 500g de carne moída
- molho de tomate (a quantidade fica de acordo com o gosto de cada um)
- 1/4 cebola picadinha (para temperar a carne)
- salsinha (para a carne também)
- queijo muçarela (não tinha fatiado no mercado, tive que usar ralado!!)
- sal à gosto
- massa pronta de lasanha - usei 9 folhas

Preparo:

- comecei refogando a carne com a cebola e salsinha. Quando ela já estava bem sequinha, joguei o molho de tomate pronto e deixei refogando mais um pouquinho. Como eu não gosto de lasanha "molhada", ou seja, cheia de molho que escorre pra tudo quanto é lado, coloquei pouco molho.
- aí foi a hora de preparar a massa. Li na revista de massas que minha irmã me deu que o ideal é cozinhar a massa em bateladas até ficar no ponto al dente, escorrer em água gelada e colocar em papel toalha para descansar... Foi isso que eu fiz!

- depois foi só montar a lasanha: primeiro uma camadinha de molho vermelho no fundo do refratário (dizem que é pra massa não grudar no fundo). Depois, uma camada de massa, aí uma camada de molho bolonhesa e uma camada de queijo. Aí volta a repetir tudo, sendo que depois da última camada de massa, eu coloquei só queijo por cima com um pouco de molho vermelho para gratinar.

- levei ao forno pré aquecido em 200*C e deixei lá até o queijo ficar derretido e douradinho - mais ou menos 25 minutos.

 Ok, a apresentação não está lá grandes coisas... Tem queijo derretido espalhado no prato, mas está valendo!!


 Resultado: eu gostei muito!!! Meu marido achou gostosa mas achou que ficou meio pesada... Ele gosta mais de lasanha "molhada", sabe? Então a dica aí é colocar mais molho... E o que acontece é que o molho pronto também acaba sendo um pouco mais pesado que o caseiro, né!? Meu marido até ligou pra minha mãe pra saber como ela faz lasanha, já que a minha não ficou igual a dela, mereço?!? Essa foi boa!

4 comentários:

  1. Mel, tudo bem!!!! Adoro seu blog!!!! Queria te dar uma dica pra lasanha: use esta mesma massa, mas sem cozinhar. Monte normalmente com os molhos, e ela crua. Faço os molhos mais leves, não mto grossos. A dica é fazer na noite anterior, e deixar na geladeira coberta com filme plástico. A massa absorve os molhos e quando vc assa, fica perfeita! Não fica molenga e nem dura... Coloque forno fraco, para cozinhar aos poucos! Ela fica mais compacta, sabe?! Tente assim e depois me conte! Bjosssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais!!! Adoro receber dicas... Eu acabei cozinhando a massa pq estava escrito na caixinha, mas dá próxima vez vou seguir a sua dica!! Estava pensando em fazer canelone tbm. Dá certo desse jeito que você falou?
      Bjão

      Excluir
    2. Ai, agora que me toquei que para o canelone e massa tem que estar mole, né?!

      Excluir
  2. Mel, faz sim que vc vai gostar!!!! Pro canelone tem que ser aquela massa que é mais lisa save... um retângulo... dai acho que cozinha e recheia... coloca o molho e coloca no forno... acho que é isso, nunca fiz!!! Se vc fizer, posta que quero ver!!! Bjossssss

    ResponderExcluir