sábado, 29 de setembro de 2012

O pão mais fácil da face da terra

 Quem me conhece sabe que eu sou apaixonada por pão! Amo, amo, amo! Se tivesse que escolher uma coisa para levar para uma ilha deserta seria pão francês... Ou pão de queijo? Ou brigadeiro? Ixi... Bom, voltando ao assunto! Como AMO pão, fico sempre tentando achar uma receita diferente pra testar. Ontem fuxicando na internet encontrei uma receita que dizia que o pão ficava mega fofinho e você nem precisava amassar. Confesso que fiquei desacreditada: pão que não amassa?? Não sova? E ainda fica descansando pra crescer só por 20 minutos? Será? SERÁ! Gente, o treco é bom! E é fácil demais! Me lembrou muito a textura de um pão de cenoura de um restaurante de Campinas que eu estou morrendo de saudades: Artesanalli. Ok, talvez a saudade do pão tenha me levado a chegar a tal conclusão, mas vai por mim: fica muito bom!!!
 Infelizmente, acabei não tirando foto do preparo. Mas não tem nenhum segredo! Vamos lá! Todo mundo comendo pão!!

Ingredientes:

- 1 e ¼ de xícara de leite MORNO (nãooo pode ser gelado!)
- 1/2 xícara de óleo
- 2 ovos
- 1 envelope de fermento biológico
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de chá de sal
- 1/4 xícara de açúcar

 Preparo:

- bata os 4 primeiros ingredientes: na receita original falava pra bater no liquidificador, mas como meu liquidificador quebrou, bati na batedeira e deu certo!
- em um recipiente, misture os outros ingredientes e depois jogue a massa do liquidificador/batedeira por cima;
- bata tudo na mão mesmo! Quando você der uma pausa e começarem a surgir bolhas, é hora de parar de bater;
- deixe essa massa descansando por pelo menos 20 minutos;
- depois desse tempo, despeje a massa em uma forma de pão untada e enfarinhada e leve ao forno pré-aquecido em 200*C (forno médio) e tire quando estiver douradinho.

 Pronto! Ah! É importante falar: a massa fica mole mesmo!


 É tão fácil que dá pra repetir sempre!

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Desperate Housewife!

 Quer me ver acordar de bom humor? É assim que acordo sempre que tenho que limpar a casa... Quer dizer... NÃO! Aqui nos EUA, empregada doméstica ou faxineira é item de luxo! Pra vocês terem uma idéia, uma faxina aqui pode custar até U$150.00!!! É mais que R$300,00! Minha irmã paga um pouco menos que isso lá onde ela mora. Hoje a faxineira do condomínio estava aqui e resolvi perguntar pra ela quanto era a faxina. Resposta? U$115.00. Mas ela está sem horário e tem uma amiga que cobra U$150.00. E não é que a faxina aqui dura meio período, período inteiro, não... O negócio aqui é feito em 2 horas, 3 horas... Pois é.
 Bom, resolvi escrever esse post pra quem está ou vier a se encontrar na mesma situação que eu: uma pessoa que tem limpar a casa. Pode até parecer bobo, mas as coisas aqui são bem diferentes que no Brasil. Já pensou tirar pó de móvel usando papel toalha? Pois então, aqui é assim! Nada de paninho!!! Vai tudo pro lixo!

  • Móveis
 Pra tirar pó ou dar uma lustrada nos móveis, eu uso um spray, tipo esse aqui:
 É só borrifar no móvel e passar o papel toalha. Fica limpinho e brilhante.
  • Banheiro
 Ahhhhhhh! É a parte que eu mais odeio!!!! É a hora que eu reclamo de ter que dividir o banheiro com um homem (porque lá em casa só tinha mulher!). Reclamo da banheira, reclamo da cortina do chuveiro, do box do outro banheiro, reclamo de tudo!!!! Coloco luva que cobre quase o meu braço inteiro e coloco mãos a obra.
 Se eu puder dar uma dica, usem esses lenços de limpeza descartáveis... Eu sou viciada e não fico sem! É passar e jogar fora!
 Passo em tudo, na pia, no espelho, em volta da privada...
 Pra limpar dentro da privada, uso esses limpadores com cloro (peguei mania da minha mãe!!!) e um do Mr. Clean, com cheirinho de limão.

 Limpar banheira é uma desgraça! Estou tentando achar um jeito mais fácil de limpar... Será que não existe algum tipo de produto que você simplesmente joga lá e a sujeira sai sem esfregar?!
 E a cortina da banheira? No meu banheiro tem aquela cortina dupla: tecido por fora, plástico por dentro. A parte do tecido eu jogo direto na máquina, mas e a de plástico? Não dá pra limpar!!!!!!!! Vou seguir a dica da minha irmã: joga fora e compra uma nova!
  • Louça
 Aqui em casa, como na maioria das casas americanas, tem máquina de lavar louça. Já testei vários detergentes... Uns deixam tudo manchado, outros deixam um cheiro esquisito... O que eu mais gostei até agora foi esse:
  • Roupa
 Aqui em casa também tem secadora de roupas, então tem que ter muito cuidado para não encolher tudo!  Meu marido não gosta que eu coloque as camisetas dele na secadora, então comprei um varalzinho de chão e coloco as roupas dele lá... Só que depois de um tempo as roupas dele que vieram do Brasil começaram a ficar meio duras, então comecei a usar amaciante, mas mesmo assim algumas ficam duras ainda. As minhas não ficam, porque eu coloco na secadora, junto de um segredinho!
 Uso esse sabão líquido e amaciante:

 E o segredo é esse aqui! Ainda bem que tenho minha irmã aqui para me ensinar, senão minhas roupas já teriam quebrado de tão duras e estariam mais que encolhidas! Não deixo de usar isso de jeito algum, principalmente depois que encolhi todos os jogos ameicanos lindos que minha irmã tinha na casa dela!!! Coloquei tudo na secadora e na temperatura mais quente possível, só que esqueci de colocar o segredinho... Resultado? Os jogos que tinham uns 60 cm de comprimento, ficaram do tamanho de um papel toalha! Eu quase morri e quase matei ela! Portanto, não deixem de usar isso:

 Meu amor Bounce! Além de deixar a roupa lisinha que você nem precisa passar, ele evita aquelas bolinhas e também evita o encolhimento das roupas! Meu herói!
  • Chão
 Minha casa é bem prática. Apesar de ser até que grande, ela tem os espaços bem aberto, então é até que tranquilo limpar o chão. Na parte de baixo o piso é todo de cimento queimado e em cima, madeira. Eu só passo vassoura e depois passo aqueles "mop" com o Mr.Clean. O meu é dos mais simples...

  • Cozinha
 Como minha cozinha é toda da madeira (lembram aqui?), eu uso os meus paninhos de clorox pra limpar tudo. Só quando a pia fica muito suja ou manchada, eu passo bicarbonato de sódio por tudo com uma buchinha, dou uma lavadinha e seco. Quando eu acho que a pia está com um cheiro esquisito (tenho mania de sentir cheiro esquisito!), jogo um monte de bicarbonato no ralo e deixo a água correndo.

 Até hoje eu não limpei vidros... Aliás, a minha casa tem um pé direito gigante, nem sei como fazer pra limpar isso:
 Enquanto eu conseguir enxergar pelo vidro, tá bom! :)

 É muito papo de dona de casa, né?! Bom, mas espero ajudar quem estiver na mesma situação que eu. Infelizmente nem todo mundo tem uma irmã já acostumada com a vida nos EUA, pra pegar o telefone e perguntar: "como eu faço isso? Como eu limpo aquilo?".

Já?



Ainda não? Então clique AQUI!

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Reaproveitando Caixinhas de Papelão

 Eeee! Finalmente me deu uma inspiração pra reaproveitar umas caixinhas de papelão que tinha guardadas aqui em casa. Confesso que essa semana ando tão preguiçosa, mas tãããoooo preguiçosa, que achei que nada ia dar certo... Tinha visto há um bom tempo essa idéia de reutilização e demorei um bocado para colocar em prática!
 O primeiro é um caderninho de anotações. Eu tenho uma mania de anotar tudo em papelzinho, adoro um caderninho pra rabiscar e adoro comprar caderninhos e bloquinhos... Pareço criança! O segundo é meu porta-passaporte. Sabe como é, né?! É meu único documento oficial aqui e sempre tenho que sair com ele. E eu tenho um sério problema: quanto maior a minha bolsa, mais coisa coloco dentro; quanto maior a minha carteira, mais cacareco coloco dentro também. Tem dias que eu saio de casa e a bolsa está tão pesada que até me cansa!!! Então fiz meu porta-passaporte para aqueles dias que eu só quero sair com o básico: é só colocar o passaporte, dinheiro e carteira de motorista que está pronto!

 Para os dois, usei as mesmas coisas:
- caixa de papelão (uma de "always" e outra de barrinha de cereais. Dá pra usar só uma)
- fita dupla face
- papel colorido (usei uns restos que tinha dos meus scraps e folha de cardstock que é mais grossa, mas dá pra usar a criatividade e inventar!)
- botões
- agulha
- linha
- tesoura, régua, estilete...


  Usei a parte da frente da caixinha... Foi só recortar o retângulo direitinho e dobrar ao meio:
Costurei o botãozinho:
Forrei a parte de dentro:
  Recortei as folhas de papel para o caderno:
 Costurei as folhas:

 E colei o detalhe de papel na capa:
  Pra fechar o caderno, peguei 3 fios da linha de costura, dei um nózinho em cima, um nózinho em baixo, amarrei no botão e pronto! E só dar a volta no caderninho e prender.


 É o mesmo processo só que sem as folhas!




 Pronto! É só inventar!

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Crumble de maçã

 Eu não acredito que tinha deixado passar essa receita aqui no blog! É uma das coisas mais gostosas que fiz nos últimos tempos e é SUPER fácil! Fiz na segunda-feira e desde então meu marido fica: "huuum tem aquele docinho aí ainda? Fiquei sonhando com ele o dia inteiro!". Saudades da esposa, nada, mas do docinho... haha! 
 Agora de manhã estava conversando com a minha mãe, falei do doce e lembrei que não tinha postado! Mas aqui vai! Dei um toque meu na receita original e deu certo. Super recomendo!!!! Vamos lá, todo mundo saindo da dieta!

 Ingredientes:

Massa:
 
- 3 xícaras de chá de farinha de trigo
- 3 colheres de sopa de açúcar cristal
- 2 colheres de sopa de açúcar mascavo
- 250g de manteiga

Recheio:

- 4  maçãs descascadas e cortadas em tiras finas (usei gala mesmo)
- suco de 1 limão
- 1/2 xícara de açúcar cristal
- 1 colher de sopa de canela em pó

 Preparo:

- coloque todos os ingredientes do recheio em uma panela, misture e leve ao fogo baixo por uns 20 minutos ou até virar uma "coisa" maravilhosa de maçã caramelada...
 Antes:
 Durante:
 Depois:
   Gente, o cheiro que sobe dessa panela é divino! E a aparência também! Aquele açúcar com o caldo da maçã borbulhando é irresistível!
- reserve o recheio.
- enquanto isso, aqueça o seu forno em 180*C;
- em uma vasilha, coloque todos os ingredientes da massa e vá misturando tudo delicadamente com as pontas dos dedos, até virar uma farofa um pouco grossa:

 Depois que a massa de maçã já estiver esfriado, é só montar o doce:
- em um refratário, coloque uma parte da farora e dê uma apertadinha com os dedos para forrar todo o fundo do recipiente:
- agora cubra essa massa com a maravilha da maçã:
 Que delícia!!!!
 - cubra as maçãs com o restante da farofa. Não aperte a massa dessa vez, só espalhe a farofa, cobrindo toda a superfície:

- leve ao forno e retire somente quando a farofa estiver mais douradinha e dura:

Ok, na foto não dá pra ver, mas ela está dourada!
 Pronto, gente! Agora é só se deliciar!!!!


 Bom, muito bom!!!