sábado, 7 de julho de 2012

O almoço de hoje - Tilápia ao forno

 Hoje resolvi fazer um almocinho mais light, porque ontem a noite comemos um belo de um lanche! Huummm! Então para compensar, hoje foi dia de peixe!
 Aqui é bem difícil achar uma variedade grande de peixe... O povo aqui gosta muito de bagre - é o tal do "catfish" pra tudo quanto é lado! Mas, felizmente, achei tilápia congelada e é bem gostosa. Como eu não queria fazer a tilápia fritinha, resolve fazê-la no forno, apesar de terem me falado que no forno ficaria seca. Fica não, gente! 
 Bom, o almoço foi bem simplezinho, mas ficou gostoso: arroz + batata + peixinho

 Arroz
 E agora você pode se perguntar de novo: "mas arroz, Mel? Isso é fácil". Sim! Também achava isso! Antes de vir pra cá eu pensava: "de fome não morro! Pelo menos arroz eu sei fazer!". Só que chegando aqui, meu conforto foi por água abaixo... O arroz dos EUA é um horror! Na primeira vez fiz duas panelas e as duas foram pro lixo! Ficou pápa, ruim, melequento, um horror! Depois fui testando, testando e agora consigo fazer. Não é o melhor arroz do mundo, mas dá pro gasto. Bom, minha dica é fazer o arroz com a panela meio fechada.
 Aqui eu uso 1 xícara de arroz, 1 colher de sopa de óleo, 1 colher de chá de sal e 2½ xícaras de água (e mais o quanto precisar enquanto o arroz estiver durinho). Aí é como sempre, coloca o arroz, o óleo e o sal pra "fritar" e depois coloque a água. O negócio é deixar a panela assim:
 Quando a água tiver baixado ao nível do arroz, ou seja, quando estiver quase secando, você tampa a panela. Não tampe quando ainda tiver muita água que vai vazar tudo!
 Quer ver a cozinha da vida real? A hora que eu estava terminando o arroz, minha irmã me ligou no skype e o que aconteceu? Queimou por baixo...
  Mas tudo bem! Eu consegui salvar a parte de cima!

 Peixe e batata:
 A batata é fácil!
 Corte- as em pedaços grandes. Não pode ser pequeno, porque senão vira purê! 
 Depois é só colocar na água para cozinhar um pouco. A batata não pode ficar mole! Quando estiver amolecendo, pode tirar da água.
 Como eu queria fazer o peixe empanado, usei uma farinha que vendem aqui que é tipo a nossa farinha de rosca. Essa aqui eu comprei sem querer com tempero, mas é uma delícia!
 Tempere os peixes com limão. Eu fiz dois filés e usei meio limão para temperar os dois.
 Empane os filés. Aperte bem o filé na farinha pra ficar bem empanadinho:
  Como fiquei com medo do peixe ficar seco, eu "forrei" o fundo da forma com azeite:
  Depois é só arrumar as batatas e os peixes na forma. Coloquei um pouco de sal e salsinha desidratada em cima das batatas também:
 Deixe no forno por 15 - 20 minutos. É o suficiente para o peixe assar. Como eu fiquei implicada que a farinha não estava ficando torradinha, resolvi virar os filés... Não sei se fez alguma diferença, mas virei! A única coisa foi que a farinha deu uma soltada do filé.
 No final ficou assim. Dá pra ver exatamente o filés várias falhas de farinha, não está bonito, mas ficou uma delícia! Eu recomendo!
 Não ficou nada seco e ficou bem saboroso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário