segunda-feira, 18 de março de 2013

Salaminho de Chocolate - minha doce ilusão!

 Sabe quando você vê uma receita na internet que parece que é tão fácil, mas tãooooo fácil que você pensa em fazer logo?!?! Pois é, foi isso o que aconteceu comigo e com o salaminho! Lá estava escrito que era rápido, fácil e simples! Vi a receita no domingo, já comprei tudo e hoje decidi fazer! O passo-a-passo era tão fácil, tudo tão simples, que parecia que não tinha o que dar errado! Ohhh engano meu! Penso se o problema é da receita ou da pessoa que resolveu fazer a receita! hehehe!
 Mas, cozinha de verdade é assim, né?! Nem sempre fica as coisas saem perfeitas... Aliás, comigo é difícil saírem perfeitas! 
 Vamos lá!!! Apesar dos pesares, deu mais ou menos certo!

Ingredientes:
- 1 ovo
- 125g de açúcar (eu usei o açúcar cristal)
- 75g de manteiga em temperatura ambiente
- 75g de chocolate em pó ou achocolatado
- 150g de biscoito de maisena picadinhos (na receita original dizia para usar 100g, que daria meio pacote de bolacha, mas como não dava "liga", usei praticamente 2/3 do pacote).

Modo de preparo:
 Na receita original estava só assim: misture bem todos os ingrediente e coloque no papel alumínio untado com óleo. Faça um rolo com a massa, imitando um salame e leve ao freezer para endurecer.

 Fiz tudo bonitinho:
- misturei:


 Essa última ficou desfocada:
 Na hora de enrolar no bendito papel alumínio, não deu nem tempo de tirar foto! Tentei enrolar o mais firme possível, mas confesso que foi difícil! E na receita não tinha falado nada de tamanho do papel, como enrolar,  nada... Então enrolei como deu e dei uma torcidinha nas pontas pra não vazar.
 Depois deixei 4 horas no congelador... Quando tirei o salame estava duro, mas a parte de baixo ficou mole...
 As fotos ficaram desfocadas, mas ok...

 O problema é que para a massa ficar mais endurecida tinha que colocar mais bolacha. Só que no meu caso, se eu fosse colocar mais bolacha, meu doce ia ser um doce só de bolacha, pois já estava suficiente! 
 Bom, está "comível", mas fiquei decepcionada... Parecia tão fácil! Fica para uma próxima... :)

sexta-feira, 15 de março de 2013

Mudando de assunto: agora sou titia

 Uma coisa muito importante que aconteceu mês passado foi o nascimento da minha sobrinha. Eu já tinha a minha sobrinha peluda, a Tapioca, que é meu amor amorildo, que minha irmã encontrou perdida e agora é celebridade, mas agora foi a vez da pessoinha! Eu estava contando os dias para ela nascer... Nossa, como 9 meses demoram! E com a minha irmã morando longe, parece que demorou mais ainda! Ainda bem que enquanto ela estava grávida eu consegui vê-la duas vezes: uma com barriguinha e outra com um quase barrigão. Agora a Valentina nasceu e eu ainda vou ter que esperar um pouco, já que eles não moram no Brasil.
 Ela nasceu no dia 26 de fevereiro... Acredito que foi um dos dias mais emocionantes da minha vida! Mesmo de longe, acompanhei tudo - coitada da minha mãe que estava lá e tinha que atender meus telefones e minhas chamadas no Skype de 5 em 5 minutos. Até agora fico emocionada relembrando o momento quando a minha mãe disse: "tivemos que vir embora mais cedo, adivinha por que?!". Ai gente, quase morri! Caí no choro, mas choro de emoção, alegria, felicidade, tudo misturado. Quando ela nasceu meu cunhado me ligou e eu pude ver aquele serzinho tão maravilhoso. É indescritível. Enquanto escrevo isso, meus olhos ficam cheios de lágrimas só de lembrar. Ver aquele pedacinho de gente que eu amo desde o primeiro momento, desde que era um feijãozinho na barriga da Má e que eu vou amar pra todo sempre foi especial.
 Eu ia procurar um texto pra deixar aqui, falando do amor de tia... Mas é tão difícil conseguir traduzir esse amor. Eu a amo, mesmo com essa distância enorme. Eu sinto saudades dela, mesmo sem tê-la visto ao vivo ainda. Parece que até sinto o cheirinho dela!!!! Amo minha irmã e meu cunhado por me dar essa alegria! 
 Valentina, a titia te ama! É tanto amor que nem cabe em mim... Não vejo a hora de pegá-la nos braços! 
 Imagina quando eu ouvir o primeiro "tia Mel"?!? Vou desabar de tanto amor...

quinta-feira, 14 de março de 2013

Voltei! E com um pavê bem "light"

 Ai... Depois de muita correria, mudança, adaptações, emprego novo, saída do emprego, mais um novo trabalho, consegui arranjar um tempinho para voltar para o blog! Fiquei muito feliz com uma coisa que aconteceu várias vezes depois que voltei pra cá: quando encontrava pessoas conhecidas, muitas delas me perguntavam do blog, como ele ficaria e que não era para eu abandoná-lo! Bom, né?! Portanto, vou tentar voltar a postar sempre!
 Para comemorar o meu retorno, vamos a uma receita super "light": pavê de sorvete com doce de leite! hehehe! De light não tem nada!!! Resolvi fazer esse doce pois meu pai havia viajado para o Uruguai e me trouxe de lá um pote de doce de leite delicioso! Pra não ficar parado dentro do armário (já que meu marido não gosta muito), resolvi fazer esse doce... Mas, como sempre, tive que fazer algumas adaptações (não adianta, a pessoa muda de lugar, mas as atrapalhadas continuam!) que não interferiram na delícia que ficou!
 Vamos lá?! Ah! Antes de mais nada, desculpem pelas fotos... A câmera ainda é fraquinha e eu ainda não me adaptei!
Dulce de Leche Lapataia - RECOMENDO!
 Ingredientes (super tranquilo):

 Para o Pão-de-Ló:
- 3 ovos
- 2 xícaras de açúcar
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara de leite fervente
- 1 colher de sopa de fermento em pó

Recheio:
- 1 pote de doce doce de leite cremoso (você usa o quanto achar que deve usar)
- 1 pote de sorvete de creme de 2 litros (aqui já fiz diferente: pedi para o meu marido comprar sorvete de creme e ele comprou aquele carioca, que vem creme e chocolate. Apesar de ter ficado bom, acho que só sorvete de creme ficaria melhor)

 Modo de Preparo

 Primeiro, tem que fazer o pão-de-ló. Antes de mais nada, como sempre, aqueça o forno em 180*C e retire o sorvete do congelador. Depois é fácil: é só misturar tudo na batedeira (é um pão-de-ló simples, não precisa de clara em neves, nadica!):
 Colocar em uma assadeira grande untada e enfarinhada e levar ao forno pré aquecido. Deixe lá até assar e ficar douradinho. O meu ficou 40 minutos!
 Deixe o pão-de-ló esfriar e depois corte-os em quadradinhos. Detalhe: o meu pão-de-ló rendeu horrores! Eu poderia usá-lo no doce e ainda distribuir para todos os vizinhos da rua que ainda daria... Da próxima vez, vou fazer meia massa, mas aí vai de cada um: quem quiser mais pão no meio do doce, coloca mais, quem não, coloca menos.
 Agora, é a hora de montar o doce. Esse pavê é feito em forma de bolo inglês, aquelas de fazer pão, sabe?!?! Mas eu fiquei encanada de que não caberia na minha forma e fiz em um refratário... Na forma de bolo, o doce ficaria mais altinho e mais "apresentável"... Mas como a gente se vira com o que tem e com as idéias da cabeça, vale tudo! Montar o doce é fácil também:
- coloque uma primeira camada de sorvete cobrindo a forma, espalhe alguns pedaços de pão-de-ló, espalhe doce de leite e vá repetindo o esquema:

 Finalize com uma camada de sorvete:
 Leve ao congelador e deixe lá por umas 4 horas... É difícil ficar esperando!
 O resultado final? Foi esse aqui:
 Huuummmmm!

 Espero que tenham gostado!